10 de Dezembro de 2018

Prefeitura Municipal de Camaquã | Secretaria da Saúde

Secretaria da Saúde

Você está: A prefeitura > Secretarias > Secretaria da Saúde


Luciano Pereira Dias

Secretário (2017 - 2020)

Endereço: Rua Bernardo Vieira Dias, 485
Telefone: (51) 3671-4840
E-mail: saude@camaqua.rs.gov.br

 




Tiago Camerini
Secretário Adjunto

Atribuições da Secretaria Municipal de Saúde:

- Utilizar todas as medidas para prevenção de doenças e também utilizar métodos curativos e reabilitadores das moléstias para toda a população de nosso município.

- Ela conta com os seguintes serviços: vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, assistência médica, farmacêutica e odontológica. Análises clínicas, fisioterapias, exames especializados. A secretaria conta com três postos de Saúde Familiar (PSFs) que utilizam metodologia própria baseados na adesão de todos da família com profissionais do PSF e com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACs.

- Quanto às imunizações a SMS possui quatro salas de imunização por unidade básica que funcionam inclusive à noite, feriados e fins de semana para atendimento anti-rábico, além da participação em campanhas propostas pelo Ministério da Saúde.

- O Departamento de Vigilância Sanitária atua não só na fiscalização e orientação de estabelecimentos e realização de barreiras, mas também na vigilância ambiental em Saúde, vigilância epidemiológica e educação sanitária.

Unidades de Saúde:

Unidade Ambulatorial Secretaria Municipal da Saúde:
Rua Bernardo Vieira Dias, 485 – Bairro Olaria
Atendimento: 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min;
Telefones Geral PABX: 3671.3366 e 3671.4840
Posto Médico Legal - IML
Atendimento: 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h
51 3671-3366 51 3671-6027 51 3671-6205 
51 3692-1854 e 51 3671-4840

 

Farmácia Básica Municipal:

 

Rua Marechal Floriano, nº 986 - Centro
Atendimento: 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min 
Agendamento de Exames e Consultas em Porto Alegre: 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Cartão SUS: 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Telefone: 3692-3185 e 3671-4840 ramais 237 para especializada e 239 para básica

Atualmente, a equipe técnica na farmácia básica é composta por um farmacêutico Márcio Piotrowicz, dois oficiais administrativos, seis atendentes de farmácia, dois serviçais. Na farmácia do Estado contamos com a equipe de uma farmacêutica Larissa Severo Cardona e dois atendentes de farmácia. A Farmácia Municipal disponibiliza à população medicamentos, insumos para diabetes, abertura e condução de processos administrativos para disponibilização de medicamentos, entre outros.

Unidade Ambulatorial Centro Social Urbano:

 

Rua Cruz Alta, 1054 – Bairro Viegas
Atendimento: 7h às 17h (sem fechar ao meio-dia) Telefone: 51 3671.4893

Atualmente o quadro de funcionários conta com 34 colaboradores: doze médicos, duas enfermeiras, quatro recepcionistas, uma serviçal, seis técnicas de enfermagem, cinco dentistas, três operários, um coordenador - Renato Sanhudo.
A UBS possui uma sala de recepção, dois sanitários para pacientes, um almoxarifado gráfico, uma sala de enfermagem, quatro consultórios médicos, uma sala de triagem, uma sala de curativos, uma sala de tisiologia, um almoxarifado de material de limpeza, uma sala de esterilização, um consultório odontológico, uma sala de vacinas, um banheiro para funcionários, uma sala de coordenação, um refeitório e uma lavanderia.
A UBS realiza exames, consultas, curativos, administração de medicação, avaliação antropométrica (medição das variações físicas e na composição corporal global.) para consultas e bolsa família, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, retirada de pontos, nebulização, exame de BK (Baciloscopia- diagnóstico de tuberculose), exame citopatológico do colo uterino, ECG (eletrocardiograma), sondagens (vesical, supra-púbica, nasogástrica, nasoentérica), testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, consultas clínicas geral, cardiologista, tisiologista (causas, prevenção e tratamento da tuberculose), pediatra, nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga. São feitos aproximadamente 100 atendimentos ao dia. A Unidade administra em média 410 doses de vacinas ao mês (adulto e infantil).

Unidade Ambulatorial Telmo Marder:

 

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 630 – Bairro Centro
Atendimento: 7h às 17h (sem fechar ao meio-dia) Telefones: 3671.4346 e 3671.5581

O Posto Dr José Telmo Marder conta com amplas instalações e local de fácil acesso. Atualmente conta com 49 colaboradores: seis médicos clínicos gerais, uma médica pediátrica, três médicos ortopedistas, um urologista, três ginecologistas, quatro enfermeiras, dez técnicas em enfermagem, quatro oficiais administrativos, cinco recepcionistas em agendamentos, oito dentistas, uma telefonista, um auxiliar de coordenação, dois serviçais, equipe bem capacitada coordenada pelo servidor  Daniel Rodrigues de Borba.

A UBS possui uma sala de recepção, duas salas de atendimentos, duas salas de aplicações, uma sala de conservação de vacinas, uma sala para teste do pezinho, dois consultórios odontológicos, cinco consultórios médicos, uma sala de curativos, uma sala de triagem, dez sanitários para funcionários, uma sala de coleta de pré câncer, uma sala para aplicação de intramuscular, duas salas de epidemiologia, duas salas de acolhimento para gestantes, um refeitório, dois sanitários para pacientes, saguão com 25 lugares, duas salas de esterilização, uma área de serviço.
Por fim, para melhor atender a população o Posto Dr José Telmo Marder oferece em média 117 atendimentos por dia, entre consultas e exames, nas especialidades clínicas geral, pediatria, ortopedia, urologia e ginecologia. Realiza aproximadamente cinco consultas domiciliares ao mês. Consultas odontológicas totalizam cerca de 282 atendimentos ao mês, em média 12 por dia. São aplicadas diariamente um número aproximado de 295 doses de vacinas, administradas pelas técnicas em enfermagem.

 

Unidade de Saúde Mental / CAPS:

 

Av. Ernani Silveira, 275 – Bairro Olaria
Atendimento: 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
Telefone: 3692.2009 e 3671-6211

O espaço físico conta com área de recepção, seis salas de atendimentos, uma sala de arquivos, uma sala de convivência, uma sala de oficinas, um refeitório e quatro sanitários.
Atualmente, a UBS possui equipe técnica composta pelos médicos psiquiatras Dr. Enio Resmini (segunda e terça-feira), Dra. Clara de Oliveira Lapa (quinta-feira), uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, uma assistente social, dois oficiais administrativos, um auxiliar administrativo, cinco psicólogos, três oficineiras, uma serviçal.
O CAPS oferta aos munícipes tratamentos para pessoas em sofrimento psíquico severo e persistente além de exames, curativos, consultas, administração medicamentos via oral, psicoterapia, grupos de manutenção, grupos psicoterapêuticos, oficinas terapêuticas, atendimento com profissionais do serviço social, medicações de depósitos (injetáveis), regulação de leitos psiquiátricos. A Unidade realiza em dias de consultas médicas cerca de cem atendimentos e cinqüenta atendimentos em dias sem consultas médicas e aproximadamente cinco atendimentos domiciliares por mês.

 

Unidade Ambulatorial São Carlos:

 

Rua São Carlos, 50 –  Vila São Carlos
Atendimento: 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h
Telefone: 3671.5397

 

Unidade Ambulatorial Carvalho Bastos:

 

Rua Erlinio Assis, 535 – Bairro Carvalho Bastos
Atendimento: 8h às 17h sem fechar ao meio dia
Telefone: 3671.0369

Conta com equipe muito bem capacitada, coordenada pelo servidor Nadir Flores da Cunha. O espaço físico conta com área de recepção, três consultórios médicos, um consultório odontológico, duas salas de enfermagem, uma sala de procedimentos, uma sala de curativos, uma sala de agentes comunitários, dois sanitários para uso de pacientes e um sanitário para uso dos funcionários, uma sala de espera, uma sala de vacinas, um refeitório, uma sala para triagem, três salas para almoxarifado.
Atualmente, a UBS possui equipe técnica composta por: um coordenador, duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem, uma vacinadora, uma auxiliar bucal, uma serviçal e um auxiliar administrativo.
Médicos clínicos gerais: Dra Liliana (segunda à quinta-feira - atende pacientes dos bairros Cônego Walter e Ouro Verde), Dra Carolina (terça à sexta-feira - atende bairros São Luis e São Pedro), Dr. Douglas (terça à sexta-feira - atende pacientes Bairros Carvalho Bastos e Santa Bárbara);
Dentistas: Dr. Marcelo, atendimento de adultos (segunda e quinta-feira – 12h 30min- ficha no dia), Dra Bianca, atendimento de adultos (sexta-feira – 8h – ficha no dia), Dra Letícia, atendimento infantil (segunda e terça-feira pela manhã e quarta feita à tarde – com agendamento), Dra Merian, atendimento infantil (quarta-feira pela manhã- com agendamento), Dra Ana Isabel, atendimento às pessoas com necessidades especiais e infantis (em torno de duas quintas ao mês - com agendamento).
O Posto Dr. Paulo Cardoso Dora oferta aos munícipes exames, curativos, consultas, administração de medicamentos via oral, intramuscular, nebulizações e soro terápico. A UBS disponibiliza aproximadamente 240 consultas por semana e 25 doses de vacinas contra gripe por dia. Atendimentos domiciliares são agendados conforme as necessidades. Os agendamentos de retorno de exames e receitas são realizados de segunda a sexta-feira a partir das 14h30min.

 

Unidade Ambulatorial Santa Marta:

 

Rua Jango Castro nº 631 Bairro Santa Marta
Atendimento: 8h às 17h sem fechar ao meio dia.
Telefone: 51 3671.5315

Conta com profissionais multidisciplinares, muito bem capacitados. A equipe é formada por um coordenador: Ronaldo, duas enfermeiras, dois técnicos em enfermagem, uma serviçal, dois médicos, quatro agentes de saúde e uma estagiária.
O espaço físico conta com recepção, dois consultórios médicos, sala para exames (pré-câncer, teste rápido, e HGT – Glicemia Capilar), sala de procedimentos, sala de triagem, dois sanitários, sala administrativa e refeitório.
O Posto de Saúde Santa Marta disponibiliza ao público consultas médicas, acolhimento com classificação de risco, no turno manhã e tarde, trocas de receitas e consultas agendadas.
A UBS salienta que conforme a complexidade do quadro clínico, ou pela resolutividade diagnóstica, realiza o encaminhamento de alguns pacientes à UPA 24h. 

 

Unidade Ambulatorial Getulio Vargas:

 

Rua Acindino Inácio Dias, 1147 – Bairro Olaria
Atendimento: 8h às 17h sem fechar ao meio da
Telefone: 3692.1758


O Posto Getúlio Vargas conta com boas instalações, local de fácil acesso e com uma equipe muito bem capacitada, coordenada pela servidora Giorgia Suso Martins. O espaço físico conta com área de recepção, dois consultórios, sala para exames, sala de curativos, sala de acolhimento, sala dos agentes  de saúde, refeitório e sanitários.

Atualmente, a UBS possui equipe técnica composta por duas médicas Clínica Geral: Dra Greici Cavassini e Dra Daniela Garcia, duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem, oito agentes de saúde, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, disponibilizando ao público atendimento médico pela manhã e no turno da tarde troca de receitas e agendamento de exames.
É ofertado aos munícipes exames ( testes rápidos, papanicolau(pré câncer) e outros), bem como realizamos retiradas de pontos, curativos, administração de medicamentos, nebulização, IM e EV, salientando que alguns são encaminhados à UPA, face a complexidade do laudo médico.
Por fim, para melhor atender a população, os agentes de saúde estarão visitando e cadastrando os moradores dos Bairros Olaria e Getúlio Vargas. Os agentes estarão devidamente uniformizados e equipados com o material do Posto.

 

Unidade Ambulatorial Três Bairros:

 

Rua Arlindo Cardoso, 177 – Bairro Maria da Graça
Atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: 3671.6754

 

Central de Ambulâncias

 

Telefone: 3671-6599

Unidade de Pronto Atendimento - UPA 

Rua Cruz Alta, 1054 – Bairro Viegas
Atendimento: 24h
Telefone: 3692-2050 3692-3266 3692-2837 e 3692-3304

 

Centro Municipal de Vigilância em Saúde

 

Rua General Zeca Netto, 676, Centro
O horário de atendimento ao público é de segunda à quinta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30 min. Sendo expediente interno às sextas-feira.
Telefone: (51) 3671.8665. 

Atualmente, o quadro de funcionários conta com 30 colaboradores. A coordenadora geral Hozélia Santos, um coordenador técnico do departamento de Vigilância Sanitária, uma coordenadora técnica da Vigilância Ambiental, uma coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, um médico veterinário, quatro fiscais sanitários, doze agentes de endemias, um motorista, duas serviçais, dois estagiários, três técnicas de enfermagem, um biólogo.

O Centro Municipal de Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde da população que vive em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

O Centro Municipal de Vigilância em Saúde conta com os setores:

Departamento de Vigilância Sanitária: Dirigem-se ao controle de produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos em geral, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Realiza também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, consultórios médicos e odontológicos, academias, entre outros;

  • Vigilância Epidemiológica: Reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Realiza imunização e, além disso, age no controle dessas doenças específicas.

Setor de Transporte 

Telefone: 3671-5814 e 3671-1003

 

 

Arquivos:

Notícias Relacionadas