15 de Dezembro de 2018

Você está: Notícias > Detalhe

Separe seu lixo corretamente

Postado em 04 de Dezembro de 2018

Através do Programa Recicla Camaquã, desenvolvido pela Prefeitura, a Secretaria do Meio Ambiente realiza a destinação correta dos diversos tipos de resíduos gerados pela população. Mas isso só ocorre de fato se toda a comunidade apoiar esta ideia respeitando os dias e horários de coleta comum e seletiva e ainda separando corretamente cada tipo de resísuo. Os descartes destes materiais no local certo ajudam a manter a cidade limpa e geram empregos, pois diversas pessoas trabalham no Aterro Sanitário.

Programa Recicla Camaquã - Destinação correta de resíduos

Pilhas, baterias e eletrônicos: a destinação de pilhas, baterias e eletrônicos podem ser feitas na Secretaria do Meio Ambiente. As pilhas e baterias podem ser feitas nos estabelecimentos da Catema Imóveis, Comércio Centeno e também na Secretaria do Meio Ambiente. Esses resíduos são encaminhados para uma empresa terceirizada que faz o devido tratamento dos materiais;

Pneus: os pneus podem ser encaminhados para borracharias cadastradas na Prefeitura de Camaquã. Os pneus são recebidos por este estabelecimento comercial, onde são encaminhados para a Reciclanip. A Reciclanip é a entidade gestora do sistema de reciclagem de pneus sem utilidade;

Lâmpadas fluorescentes: podem ser encaminhadas aos pontos de coleta na cidade, (comércios revendedores);

Cacos de vidro: são recolhidos pela coleta seletiva, mas ao descartá-los é importante embrulhá-los em um jornal e depois colocá-los em uma sacola plástica, ou mesmo dentro de uma garrafa pet ou caixa de leite, para evitar algum acidente;

Óleo de cozinha: se bem acondicionado em um recipiente, como a garrafa pet, pode ser recolhido pela coleta seletiva. Mas também existem alguns pontos de recolhimento, como a Afubra e o IFsul.

Resíduo verde: restos de poda e de capina de pátio, devem ser levados até o Aterro Sanitário em Camaquã. É de responsabilidade do proprietário que dê procedência correta a estes resíduos.

Restos de obra e entulho: devem ser levados até o Aterro Sanitário e não podem ser misturados com outros tipos de resíduos. É de responsabilidade do proprietário que dê procedência correta a estes resíduos.

Lixo úmido ou orgânico: pode-se produzir um excelente adubo orgânico para o jardim ou para a sua horta juntando restos de grama cortada, folhas, restos de cascas de vegetais, sementes, bagaços de frutas.

Mais informações:

GAÚCHO

GETÚLIO VARGAS

HÍPICO 1

(Proximidades da Rua Júlio de Castilhos)

HÍPICO 2

(Proximidades da Rua Major João Meireles)

JARDIM

JARDIM DAS FLORES

JARDIM DO FORTE

MARIA DA GRAÇA

OLARIA

OLIVEIRA

OURO VERDE

ARROIO DURO

2ª e 5ª Manhã

STA BÁRBARA

STA MARTA

SÃO JOÃO

SÃO JOSÉ

SIÁ JULIANA

VIÉGAS

2ª e 5ª Manhã

VILA NOVA

Coleta Convencional

Roteiro 01

Manhã: Segundas, quartas e sextas.

Bairros: Setor 01 - Bom Sucesso, Floresta, Colina, Hípico, Dona Teresa e Vila Nova

Setor 02 - São Carlos, São Pedro, São Luiz, Carvalho Bastos Ouro verde e Cônego Walter

Tarde: Diário

Bairros: Setor 03 - Centenário, Siá Juliana, Faixinha, Loureiro e Centro

Setor 04 - Container, São José, Cohab e Olaria 1 e 2

Manhã: Terças, Quintas e Sábados.

Bairros:  Setor 05 - Santa Marta, Lot. José  Antônio Netto, Jardim do Forte, Gaúcho, Maria da Graça e Jardim

Setor 06-  Lot. Arroio Duro, Getúlio Vargas  e Viégas