14 de Novembro de 2018

Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

UPA Camaquã, um ano de existência

Postado em 31 de Outubro de 2018

Mesmo em meio há muitas incertezas e riscos de devolução de recursos investidos na construção da unidade, o atual governo não desistiu de concretizar a abertura e manutenção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Camaquã, no bairro Viégas.
Entre idas e vindas a Brasilia o prefeito Ivo de Lima Ferreira, buscou de todas as formas com que a comunidade camaquense não viesse a perder este grande investimento na área da saúde, junto com o Secretário da Saúde Luciano Pereira Dias, não mediram esforços para a concretização deste projeto.
Hoje (31), a incerteza que outrora pairava no ar, tornou-se uma realidade que completa seu primeiro ano de existência, sendo uma das únicas unidades no Rio Grande do Sul em funcionamento, outras fechadas por desistência ou simplesmente por não sair do papel. Das 59 UPAs que deveriam estar em funcionamento no Estado, apenas 24 estão com as portas abertas.
O município de Camaquã está de parabéns, por ter um Governo com coragem, determinação e compromisso com a população, principalmente tratando-se no atendimento a saúde. O Secretário Luciano Pereira Dias, funcionários da UPA e coordenadores dos postos, realizam um excelente trabalho a comunidade de Camaquã, mostrando o diferencial em um atendimento de qualidade, levando a humanização a todo cidadão.
A unidade de Camaquã funciona 24 horas, oferecendo atendimento com estrutura de raio X de urgência, coleta de exame de urgência e leitos de observação, atendendo aproximadamente 180 pessoas/dia, contando com 85 funcionários trabalhando em diversos setores.
‘‘Colocar em funcionamento a UPA/Camaquã, foi um dos compromissos assumido durante a campanha que se concretizou’’, relatou o prefeito Ivo.
Já o Secretário Luciano, falou sobre a importância da UPA para o município, ‘‘A importância é que assumimos o serviço de urgência e emergência 24 horas do município, com estrutura para atender em torno de 180 pessoas por dia, com toda estrutura e com 2 médicos 24 horas, a gestão municipal mantém praticamente com recursos próprios a estrutura onde várias UPAS não abriram no estado’’, relatando também que ‘‘conseguimos juntamente com a estruturação da atenção básica unificar e dividir os pacientes do município de acordo com a gravidade dos casos’’, finalizou Luciano Pereira Dias.

A estrutura da UPA
Área construída 1016,75 metros quadrados, ambientes climatizados e com acessibilidade para cadeirantes, equipamentos para exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X de urgência, consultórios médicos, farmácia, recepção com TV e 60 cadeiras, nove leitos e ala infantil com berços.