22 de Outubro de 2018

Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

Equipe realiza limpeza na Sanga do Floresta

Postado em 09 de Agosto de 2018

Nesta quinta-feira (9), a equipe de drenagem da Secretaria de Infraestrutura e Transportes esteve trabalhando limpeza, e retirada de material depositado na canalização da Sanga do Floresta. A medida visa evitar as inundações na Rua Presidente Vargas devido as fortes chuvas do período. Os funcionários encheram uma caçamba com lixo doméstico, além de galhos e troncos de árvores.

Os servidores chamam a atenção da comunidade para que sejam respeitados os dias e turnos da coleta de lixo orgânico e seletiva, a fim de que o material não seja levado pela chuva aos bueiros e ocasionem inundações, uma vez que o material depositado diminui a vazão da água.

Sujeira 

O copo descartável, o envelope da carta e a caixinha do sanduíche quando jogados irresponsavelmente tornam o ambiente mais sujo. Portanto, quando tiver um lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e o jogue fora de maneira correta.

Poluição ambiental

O meio ambiente é uma das principais vítimas do descarte irresponsável.  Todo um ecossistema pode ser afetado pela poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado do lixo no solo.

Alagamentos e inundações em períodos de chuva

Uma das consequências mais danosas para quem vive nas cidades. Aquele papel que não descartamos corretamente pode contribuir para acumular galerias de águas pluviais. Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações.

Proliferação de doenças

Proliferação de pragas e de vetores de endemias podem ocorrer quando não há um acúmulo de resíduo correto em terrenos ou quando armazenados de maneira inapropriada. A consequência são os riscos à saúde pública.

Aumento dos gastos públicos com limpeza urbana

Recursos que poderiam estar indo à saúde, educação, segurança ou cultura podem estar sendo impedidos de chegar a estes destinos por conta dos aumentos dos custos gerados pelo descarte irresponsável do lixo.

Fotos: Juarez Alfonsin

mais fotos: