Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

Dia da Água tem atividade especial

Postado em 23 de Março de 2018

Temos o conhecimento de que a água é essencial para nossa sobrevivência, afinal, somos constituídos por aproximadamente 70% de água. Mas o que estamos fazendo para preservar esse bem ambiental?

Para ajudar a pensar sobre isso, a Organização das Nações Unidas estabeleceu, em 1992, o Dia Mundial da Água, comemorado todos os anos no dia 22 de março.

Este ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental, promoveu um passeio de barco à vela com alunos da Escola Municipal Dr. Nadir Medeiros, no lago do Complexo Esportivo Rui de Castro Netto, a conhecida Prainha, nos turnos da manhã e da tarde.

O evento foi realizado pelo professor e ambientalista Antônio Carlos Rodrigues com a utilização de um veleiro construído com material reutilizado. A embarcação é fruto de projetos desenvolvidos pelo professor no município de Passo Fundo, onde ele residia antes de vir para Camaquã.

Durante a atividade, o professor Antônio explicou sobre a importância da preservação da água, qual a nossa participação nos eventos que causam poluição das águas e, por fim, permitiu que as crianças experimentassem um momento de lazer e contemplação nas águas calmas da Prainha, como um convite para a integração completa com a natureza a partir do questionamento estampado na vela da embarcação: Se o problema não é seu, é de quem?

Presente na atividade com uma turma de alunos, a professora Márcia Finkenauer elogiou a atividade: “É um momento único para eles (os alunos)”, comentou enquanto seus alunos vibravam com o passeio.

O biólogo do Departamento de Educação Ambiental, Silvano Gross, explica que vivenciar a natureza é uma forma de entender a necessidade de sua preservação e a secretaria do Meio Ambiente está empenhada em realizar atividades que propiciem cada vez mais este tipo de vivência, especialmente para os jovens.

mais fotos: