Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Colégio São João Batista celebrará 80 anos de história

Postado em 07 de Fevereiro de 2018

Irmãs Franciscanas Bernardinas chegaram a Camaquã em 1938

O edifício mais imponente de Camaquã, construído ao estilo das escolas e conventos norte-americanos - o Colégio São João Batista - em abril de 2018, irá completar 80 anos. Sua história tem início em fevereiro de 1938, com a chegada das Irmãs Franciscanas Bernardinas, vindas dos Estados Unidos. As freiras, atendendo ao convite do padre Luiz Walter Hanquet, comprometeram-se em construir uma escola no município, e deram início a uma verdadeira revolução na área educacional contagiando toda a região.

Coragem e fé moveram aquelas pioneiras, que enfrentaram uma longa e extenuante viagem de navio até o Brasil. Em Porto Alegre, tiveram poucos meses para aprender o português, e logo em seguida viajando em um vapor e depois de diligência chegaram à pacata cidade de pouco mais de dois mil habitantes.

De imediato, elas se instalaram em uma modesta casa situada na Rua Sete de Setembro esquina com Marechal Floriano e, em 1º de abril de 1938, inauguraram um jardim de infância e um curso primário, registrados na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, com o nome de São João Batista. Uma singela homenagem ao padroeiro da paróquia e do município de São João Batista de Camaquã, que casualmente naquele ano passaria a ser conhecido pela forma simplificada de Camaquã.

A necessidade de novos cursos em um espaço mais condizente levou as irmãs, com amplo aporte de recursos da comunidade camaquense, a adquirir a Chácara do Laranjal e, em 1941, inicia-se a construção daquele majestoso prédio, que viria a ser uma referência de ensino em todo o Brasil. Com a crise no setor educacional no país, o Colégio São João Batista, após 65 anos de serviços prestados, encerrou suas atividades em 22 de dezembro de 2003. Atualmente, o prédio tornou-se um moderno espaço empresarial, onde a produção econômica, a cultura e a preservação da história caminham de mãos dadas.

Para marcar os 80 anos desta linda história, o Humanize Centro Empresarial está organizando diversas atividades comemorativas, entre elas, uma Missa de Ação de Graças na primeira semana de abril. Os eventos prosseguem durante todo o ano, com a inauguração do Memorial São João Batista, exposição, sarau, rodas de conversa com ex-professores e ex-alunos, e ainda o lançamento de um catálogo histórico, encerrando em novembro com um jantar festivo.

Neste sentido, a direção do Humanize Centro Empresarial, e a Criarte Marketing & Eventos, responsável pela edição do catálogo, solicitam aos camaquenses que tiverem fotografias e documentos, que entrem em contato pelos telefones 3671.1352 ou 99811.5067.O material será digitalizado e os originais devolvidos aos colaboradores, e aqueles que optarem pela doação ao acervo terão seus nomes registrados no Memorial. Com este gesto manteremos viva uma das mais significativas histórias na área da educação do Município, que é modelo para o estado e o país, inclusive com referências em nível internacional.

mais fotos: