22 de Fevereiro de 2018

Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Você está: Notícias > Detalhe

Prefeitos da região se reúnem em Camaquã

Postado em 06 de Fevereiro de 2018

Nesta segunda-feira (5) durante todo o dia os prefeitos da região estiveram reunidos em Camaquã para a discussão de diversos temas que preocupam os líderes do executivo participantes da Associação dos Municípios da Costa Doce e do Consórcio Centro Sul. Na ocasião, houve eleição da nova diretoria e a inclusão de novos municípios no Consórcio.

Duplicação BR-116

Após mais um acidente que resultou na morte de duas indígenas na manhã desta segunda-feira (05) no quilômetro 318 da BR-116, em Barra do Ribeiro, os prefeitos da Região Centro-Sul se uniram para a assinatura de um decreto de emergência. O documento simbólico foi assinado em conjunto exigindo mais segurança na rodovia. A ação foi promovida pela Associação dos Municípios da Costa Doce e Consórcio Centro Sul.

O manifesto foi assinado pelos prefeitos das cidades de Tapes, Guaíba, Camaquã, Cristal, Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e Sertão Santana.

Iluminação

Prefeitos de 17 municípios se uniram para implantação de um novo e moderno sistema de iluminação pública. O objetivo é captar recursos através de uma iniciativa de Parceria Público-Privada (PPP), que viabilizaria implantação do projeto. Os gestores dos municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul acordo assinaram nesta segunda-feira (05) um termo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto tem como objetivo modernizar o sistema de iluminação pública, com a instalação de luminárias em LED. A melhor gestão da iluminação pública deve beneficiar as comunidades dos municípios contemplados, com menor consumo de energia e maior eficiência.

Para colocar em prática o projeto, os gestores buscaram apoio do próprio BNDES, Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de consultarem órgãos como Tribunal de Contas do Estado (TC-RS) e Ministério Público do RS (MP-RS). Este é o primeiro projeto neste sentido, feito por um consórcio de município no país.

Os municípios que fazem parte do projeto de gestão da iluminação pública são Amaral Ferrador, Arambaré, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Turuçu. Ao todo, mais de 400 mil pessoas podem ser beneficiadas com o projeto.

Fonte: Voltaire Santos

Foto: Arcíbio Gouveia