Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Notícias

Você está: Notícias > Detalhe

Reunião para alinhar a viabilidade de revitalização dos afluentes do Arroio Duro

Postado em 22 de Dezembro de 2017

 

No dia 21 de dezembro de 2017, foi realizada na Prefeitura Municipal de Camaquã/ RS, no gabinete do Prefeito Ivo de Lima Ferreira, reunião buscando viabilizar financeiramente a revitalização dos efluentes que abastecem a jusante a Barragem do Arroio Duro, compreendendo os Arroios Passo do Galdino e Sanga Passo dos Ratos, abrangendo uma extensão de 4km.

Se fizerem presente na reunião, além do prefeito municipal, Engº Agrônomo Everton Luís Fonseca, representante da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação da Barragem do Arroio Duro (AUD), Engº Agrônomo Gerson D. Herter, representante da Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), o produtor Jorge Longaray Jaeger, representante do Sindicato Rural de Camaquã, Bióloga Veridiana Rödel Viegas, produtor Lindomar Bergmann Duarte, representante do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Camaquã, Engº Rafael de Moura, Secretário Municipal de Infraestrutura e Transporte de Camaquã (SMIT), Marcos Soares Reinaldo, Secretário Municipal da Agricultura e Abastecimento (SMAA), Biólogo Rafael de Mello Sofia, coordenador do Departamento de Educação Ambiental da Secretária do Meio Ambiente e o Engº Agrônomo Renato T. Zenker, Secretário Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Presidente do Comitê da Bacia do Rio Camaquã.

A presente discussão conduzida pelo Secretário do Meio Ambiente e Presidente do Comitê da Bacia do Rio Camaquã, propôs a laboração de um projeto piloto junto as áreas supracitadas, para revitalização das bacias destes mananciais, visando a conservação do solo, desassoreamento das calhas, revitalização da mata ciliar e proteção de nascentes. Este estudo busca atender as prerrogativas do plano de bacia do Rio Camaquã, visando com que este projeto seja modelo para outras ações a serem aplicadas em diferentes cursos de água que contribuem com o Rio Camaquã.

Este projeto será viabilizado pela aprovação de verba oriunda do fundo de recursos hídricos do estado, comprometendo os produtores da região a participar de boas práticas agrícolas, envolvendo a SEAPI e Secretárias Municipal implicadas no processo, promovendo a qualidade e preservação de nossa água, que é fonte de vida e renda para a região.

mais fotos: