20 de Outubro de 2018

Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Você está: Notícias > Detalhe

CAICA recebe oficialmente novas dependências

Postado em 08 de Dezembro de 2017

A comunidade camaquense recebeu oficialmente nesta quarta-feira, as novas dependências do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente

Na tarde desta quarta-feira (06), o Governo Municipal realizou a entrega oficial das novas dependências do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente – CAICA, com a presença do prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, secretários e profissionais que fazem parte do quadro funcional do CAICA.

O setor de Assessoria Técnica da SME foi o responsável pelo projeto e fiscalização da ampliação das novas dependências, as quais totalizam o valor de R$ 58.246,96, compreendendo um total de 241,59m² de área reformada, além de diversos mobiliários e equipamentos disponibilizados pela Secretaria da Educação, em um valor aproximado de R$ 28.000,00, totalizando aproximadamente R$ 86.000,00.

Todo o investimento aplicado pelo poder público visa além de uma melhor qualidade no serviço, aumentar o número de crianças atendidas.

O Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente - CAICA oferece atenção integral e especializada para crianças e adolescentes até 18 anos, visando seu pleno desenvolvimento psicossocial e emocional através da intersetorialidade, na parceria e corresponsabilidade das Secretarias Municipais da Saúde, da Educação e Secretaria Especial da Mulher e Desenvolvimento Social, caracterizada pela convergência de recursos e investimentos, pela centralização de programas e serviços.

Realiza atendimentos especializados nas áreas da Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, orientação e palestras.

Através de equipe multi e interdisciplinar, constituída por profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social; o CAICA oferece acompanhamento terapêutico às dificuldades de relacionamento e convívio social, devido a comprometimentos emocionais, limitações físicas, sensoriais e/ou dificuldades de aprendizagem, fala e linguagem.

Atualmente, o trabalho é voltado à prevenção, orientação e intervenção junto a rede municipal de educação com a orientação da Secretaria Municipal de Educação sob a coordenação da professora e psicopedagoga Fátima Fabiane Silveira, e a Coordenadora da Educação Especial da SME, Sanay Trzeciak.

O Centro está situado junto à SEMTDS em espaço com 10 salas de atendimentos, (08 salas de atendimento individualizado, 01 terapia ocupacional e 01 de grupos), recepção, arquivo, material, cozinha e banheiro adaptado. E a equipe de atendimento é composta por sete profissionais da psicologia, quatro profissionais da psicopedagogia, duas fonoaudiólogas, uma coordenadora, um orientador, um pedagogo, um terapeuta ocupacional, uma secretária e uma funcionária de serviços gerais.

O Caica ainda disponibiliza de serviços de palestras de orientação nas escolas e instituições, trabalhando em parceria com a SME. No centro há também o Grupo de Cuidadores (pais) e o Grupo de Orientação Educacional voltada aos profissionais que atuam nas escolas.

Estão em andamento os Projetos Educacionais: fonoaudiologia na Educação Infantil, Visitação de Orientação Psicológica às escolas junto a equipe de AEE da SME.

No mês de novembro foram totalizados 1030 atendimentos e 2735 procedimentos no CAICA.

mais fotos: