16 de Dezembro de 2017

Você está: Notícias > Detalhe

UPA - UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Postado em 05 de Outubro de 2017

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a Upa será inaugurada no dia 31 de outubro ás 15h. A abertura para atendimento ao público iniciará no mesmo dia, às 20horas será aberta a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – Camaquã – situada no Bairro Viegas no cruzamento das ruas Cruz Alta e Passo Fundo. Funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, cortes, infarto, AVC entre outras. Com isso, ajudam a diminuir as filas no pronto-socorro do hospital. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais e leitos de observação.  Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital de referencia ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

A UPA – Camaquã é porte1 opção 1, que contempla 7 leitos de observação, médico clinico geral, exames diagnósticos, serviço de enfermagem e capacidade media de 150 atendimentos por dia, assistindo a uma população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

mais fotos: