19 de Setembro de 2017

Prefeitura Municipal de Camaquã | Noticias

Você está: Notícias > Detalhe

Palestra capacita sobre saúde do trabalhador

Postado em 10 de Julho de 2017

Vigilância em Saúde do Trabalhador foi tema de palestra realizada na manhã desta segunda-feira (10), no auditório Maria Lúcia Justo Sostruznik. O assunto foi abordado pela tecnóloga de segurança do trabalho Rejane Oliveira e pelo técnico em Segurança no trabalho e Ronaldo Barros Adornes pelos integrantes do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador Regional de Porto Alegre e a enfermeira Simone Lutz Lopes da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde de Porto Alegre.

O evento dá início à implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador em Camaquã, iniciativa responsável por ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, promoção, proteção e prevenção da saúde do trabalhador, à recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Hoje, Departamento de Vigilância Sanitária de Camaquã passa por reestruturação para passar ser um Centro de Vigilância em Saúde justamente por estar sendo implantada mais esta vigilância                      quando então Camaquã passará a contar com todas as vigilâncias: Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Em Saúde do Trabalhador.

Conforme explanado pela tecnóloga de segurança do trabalho Rejane Oliveira as ações devem ser interinstitucionais para articular ações voltadas à saúde do trabalhador ligada a diversos ramos ligados ao assunto além da própria saúde como previdência, trabalho, meio ambiente, educação e justiça, entre outros.

Na abertura do evento, o vice-prefeito e secretário da Agricultura e Abastecimento Jair Martins, destacou a importância de capacitações como estas e de trabalhar juntos pelo tema. O secretário da Saúde João Guilherme Godinho em sua fala também salientou que a área de segurança do trabalho é importante e muito ampla e por isso requer a união de diversos segmentos no planejamento e execução das ações.

Participaram do encontro o secretário da Administração e Planejamento Gilberto Viatroski, a coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária Hozélia Kenne dos Santos além de funcionários da Secretaria da Saúde e do Hospital Nossa Senhora Aparecida.

mais fotos: